São Paulo Cia Pierrot Lunar realiza o "Café com Cinema - Curta Jovens Realizadores", mostra online de filmes

Postado por : Rizoma Comunicação e Arte

Informações

A Cia Pierrot Lunar abre o seu canal do Youtube para o "Café com Cinema – Curta Jovens Realizadores", uma mostra de cinema com seleção de 24 trabalhos de "jovens" artistas realizadores do audiovisual, de diversas idades, naturais do Rio de Janeiro, Minas, Goiás e Distrito Federal) e de Medelín, Colômbia. A segunda edição traz ainda um bate-papo com os participantes, com  discussões sobre a produção no segmento, em contexto de pandemia. Todos os trabalhos ficarão disponíveis a partir do dia 18 de maio, terça, às 18h, até 23 de maio, às 23h, para que o público tenha tempo de assistir aos curtas e escolher o que mais gostou. A obra mais curtida no Youtube da Cia Pierrot Lunar será premiada com um Estabilizador H4 3-axis para Smartphone Gimbal IOs e Android - que estabiliza imagens captadas de celular.
 
A mostra reúne obras com duração entre 3 e 30 minutos, desde curtas metragens de animação até documentários, além de produções que estão na fronteira entre o ficcional e o real. Os temas abordados nas produções dialogam com pautas urgentes como o isolamento social e a pandemia, além de questões de identidade. Entre outros critérios, os curtas foram realizados com imagens captadas em formatos variados, seja por câmera profissional e/ou via aparelho celular.
 
Para o filme estrangeiro será gerada legenda em português. Na intenção de facilitar a acessibilidade para as produções nacionais, a organização do evento deixará disponível legenda, caso o espectador deseje utilizá-la. "Nossa mostra contempla estudantes universitários ou de escolas livres, professores, artistas e cineastas que estejam realizando a experiência de seu primeiro curta metragem", explica Neise Neves, atriz fundadora da Cia Pierrot Lunar e curadora da mostra. Ela conta que alguns dos realizadores selecionados são atores e atrizes se enveredando pelo cinema. "Talvez pela inquietude natural do artista de experimentar nesse momento dos encontros mediados pelas telas, ou ainda por ser uma mostra de cinema organizada por uma companhia de teatro", reflete.
 
"Essa diversidade de linguagens e lugares de fala de cada realizador torna a mostra riquíssima. A marca da pandemia está expressa nas imagens dos trabalhos. Mas também deu certa nostalgia ao assistir, durante a seleção, obras que trazem as cidades em movimento, pessoas circulando. Percebemos que a pandemia deu uma alavancada na produção audiovisual. Chegaram muitos trabalhos de realizadores que ainda não são conhecidos no mercado, mas com alta qualidade", comenta Léo Quintão, um dos curadores da Mostra e co-fundador da Cia Pierrot Lunar.
 
O evento conta ainda com uma premiação para o Curta com Mais Curtidas, por meio de votação popular. O filme mais curtido no canal do Youtube ganha um suporte para gravações – um Estabilizador H4 3-axis para Smartphone Gimbal IOs e Android, responsável por estabilizar a imagem captada do celular. A comissão julgadora é formada por Léo Quintão, Neise Neves, Kaká Correa e Arthur Barbosa.
 
Segundo Neise Neves, o evento se torna mais uma "janela" de transmissão para que estudantes, professores, cineastas, artistas amadores e profissionais, por meio da experimentação em audiovisual, possam exibir seus trabalhos e criações, alguns pela primeira vez. "Penso que o fato de ser uma mostra, o realizador consegue alcançar visibilidade ainda maior do que se disponibilizasse a obra apenas em seu canal", explica Neise Neves.
 
O CINEMA E A CIA PIERROT LUNAR
 
O Café com Cinema é um cineclube que faz parte da programação anual do Espaço Aberto Pierrot Lunar, espaço multidisciplinar e sede da Cia Pierrot Lunar. Até a pandemia, as sessões aconteciam sempre gratuitamente, de portas abertas para rua, com a exibição de filmes clássicos e contemporâneos. "O público podia ficar à vontade e se servir de pipoca na manteiga e café", relembra Léo Quintão. Segundo o ator, o projeto resgata a tradição do cinema de bairro e parte da cultura cinematográfica do bairro Floresta, abrigada pelos Cine Floresta e Odeon. "Esses encontros eram uma forma de revisitar a memória, rever grandes obras do cinema, estrangeiras ou brasileiras, e provocar a reflexão sobre o fazer do audiovisual". Para Neise Neves, o Cineclube "nutria as nossas inquietações e pesquisas entre o teatro e a linguagem cinematográfica".
 
Em 2015, o projeto se ampliou para dar espaço a uma produção efervescente de curtas metragens e criou uma edição especial do Café com Cinema: o Curta Jovens Realizadores. Foram 49 inscrições, sendo 31 selecionadas, exibindo filmes de 7 estados do Brasil e 2 filmes do exterior. O Café com Cinema - Curta Jovens Realizadores, em sua primeira edição, contava ainda com o Bar Lunar, que era um de ponto de encontro das discussões e trocas entre os participantes e público, com bate papos livres, acompanhados de uma cervejinha, possibilitando parcerias e o saudável debate sobre as exibições. "De lá para cá, o Espaço, em sua trajetória de resistência e manutenção, buscava uma forma de retomar esse projeto que, em 2021, encontrou um jeito de ser realizado. Infelizmente é diferente da exibição presencial, o ponto de encontro, desta vez, será virtual, mas não menos estimulante e mobilizador".
 
Este projeto de programação do Espaço Aberto Pierrot Lunar é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A.

Data da publicação: 17/05/2021
Desconto: 0.00%
Informações de contato:
,
rizomaimprensa@gmail.com
31 9 9733 3127