Abertas as inscrições para o Festival de Teatro Independente - Commune

Compartilhar :  

Postado em: 13 / 09 / 2021 [10:37 am]

Estão abertas as inscrições para o Festival de Teatro Independente para Crianças e Jovens. Produzido pelo Commune, o Festival é formado por uma Mostra de Teatro Jovem, um Festival de Teatro para Crianças e uma Roda de Conversa.
 
Podem se inscrever companhias, grupos ou produtores independentes de teatro, especialmente do Estado de São Paulo e o prazo de inscrição encerra-se no dia 20 de setembro.
 
O Festival tem por objetivo o desenvolvimento e a difusão do Teatro Independente e é dividido em duas modalidades: Mostra de Teatro Jovem, com 6 espetáculos de grupos ou companhias de teatro jovem, e o Festival de Teatro para Crianças, também com 6 espetáculos, para crianças de 5 a 14 anos, de grupos, companhias ou produtores independentes do Estado de São Paulo.
 
Também podem participar, excepcionalmente, grupos ou companhias de todo o país e até do exterior, desde que tenham condições de vir para São Paulo e se manter na cidade durante o período.
 
Podem se candidatar ao processo seletivo para participar da programação do festival espetáculos de teatro jovem e para crianças e adolescentes inéditos ou não. Os espetáculos selecionados serão remunerados: cada proponente selecionado receberá o valor de R$ 6.400,00, por 4 sessões de um mesmo espetáculo, sendo a primeira presencial, gravada no Teatro Commune, e outras 3 sessões transmitidas online, pelo canal do YouTube do Teatro Commune ou outra plataforma teatral.
 
Todas as sessões do Festival serão gratuitas. O Festival será realizado através de recursos do PROAC LAB, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O festival acontecerá entre os dias 19 de outubro e 14 de novembro.
 
As inscrições são gratuitas e abertas exclusivamente para pessoas jurídicas e MEIs, com ou sem fins lucrativos, mas necessariamente de natureza cultural. Para participar, basta preencher o formulário.
 
Mais informações através do email festin@commune.com.br, do telefone (11) 98867-2218 (WhatsApp) e nas redes sociais do Teatro Commune. 
 
Iniciativa do Commune, o Festival conta com os apoios do Proac (Programa de Ação Cultural São Paulo), Restaurante Planeta´s, Cantina Luna di Capri, Cantina Piolim e a parceria da Rede de Teatros e Produtores Independentes. O projeto recebeu recursos da Lei Aldir Blanc.
 
A história do Festival
 
O Festival de Teatro Independente para Crianças e Jovens foi criado a partir da Mostra de Teatro Jovem, realizada em 2019, e do FestFérias, Festival de Teatro para Crianças, realizado em janeiro de 2020, ambos no Teatro Commune, e com grande sucesso de público e crítica.
 
A Mostra de Teatro Jovem foi organizada pelos próprios jovens que participaram do Projeto Teatro Cidadão e que trabalharam no Teatro Commune e em outros grupos da cidade. uma oportunidade 
 
Nesse projeto, os jovens foram os responsáveis pelas funções de programadores, curadores, produtores, iluminadores e bilheteiros, com o apoio e orientação da equipe do Teatro Commune.
 
Essa iniciativa foi livremente inspirada no Festival Argentino “Vamos que Venimos”, anualmente organizado pelos jovens em diversos teatros em toda a Argentina e em outros países sul-americanos, inclusive o Brasil.
 
Já o FestFérias, Festival de Teatro para Crianças, ocorrido em janeiro de 2020, pouco antes da paralisação em função da pandemia, contou com 5 espetáculos, apresentados durante 4 semanas consecutivas, num total de 20 sessões, com um público de aproximadamente 660 pessoas.
 
A Rede de Teatros e Produtores Independentes
 
Criada em 2015, a Rede de Teatros e Produtores Independentes de São Paulo é um movimento formado por teatros e produtores independentes da cidade de São Paulo que tem como objetivos a mobilização, o apoio e a proteção aos teatros de rua e a produção dos Produtores-gestores independentes da cidade, em especial em relação à especulação imobiliária.
 
O conceito de independência está diretamente ligado ao modo de criação, produção e distribuição das obras dos teatros e Produtores-gestores, bem como a ausência de qualquer vinculação desses espaços a empresas privadas ou ao poder público.
 
 Fonte e Imagem: Assessoria/Alessandra Siegel