"Ilha de Ferro" chega na Globo três anos após estrear na Globoplay

Compartilhar :  

Postado em: 09 / 08 / 2021 [10:20 am]

Quase três anos depois de estrear no Globoplay, "Ilha de Ferro" finalmente começa a ser exibida em sua íntegra na TV aberta. A estreia acontece na noite desta segunda (9/8) na Globo.
 
Escrita por Adriana Lunardi e o já falecido Max Mallmann, a série tinha direção do cineasta Afonso Poyart ("Mais Forte que o Mundo: A História de José Aldo") e misturava romance, política e thriller com um cenário inusitado: uma plataforma de petróleo em alto mar.
 
O mais impressionante é que a plataforma de 3 mil m² foi construída nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, com um custo estimado de R$ 2 milhões.
 
Com investimento alto e elogios até da revista americana Variety, que a considerou uma das melhores séries do mundo em 2018, a produção acabou cancelada de forma abrupta, antes da estreia do segundo ano de produção e com os roteiros da 3ª temporada em desenvolvimento.
 
A explicação da Globoplay para o primeiro cancelamento de sua programação foi sucinta: "porque preferiu encomendar novos originais".
 
Apesar de não divulgar números, na época do lançamento, a plataforma de streaming da Globo indicou que a série tinha entrado no top 5 de seus programas mais vistos, com audiência próxima das novelas da emissora.
 
A fama de série mais cara do Brasil incluiu várias cenas de fôlego cinematográfico, como uma queda de helicóptero no mar, mas também dependia de um acordo com a Marinha brasileira para utilização de navios e equipamentos. Não se sabe - mas é fácil especular - se o governo interrompeu a parceria e descontinuou o auxílio da Marinha após a posse de Bolsonaro em 2019. Em vários discursos de cercadinho, Bolsonaro afirmou considerar a imprensa, em particular a Folha de S. Paulo e o grupo Globo, como sua inimiga.
 
Acompanhando o cotidiano de profissionais da plataforma de petróleo, entre dramas no isolamento do alto-mar e dilemas envolvendo suas famílias em terra firme, a série destacava no elenco Cauã Reymond ("Não Devore Meu Coração"), Maria Casadevall ("Mulheres Alteradas"), Sophie Charlotte ("Reza a Lenda"), Klebber Toledo (série "A Fórmula"), Osmar Prado (minissérie "Nada Será Como Antes"), Taumaturgo Ferreira ("Os Parças"), Jonathan Azevedo (novela "A Força do Querer"), Milhem Cortaz ("O Lobo Atrás da Porta") e o veterano Moacyr Franco ("Como se Tornar o Pior Aluno da Escola").
 
Além disso, Mariana Ximenes ("Uma Loucura de Mulher"), Eriberto Leão ("De Pernas pro Ar 2") e Romulo Estrela ("Entre Irmãs") entraram na 2º temporada.
 
Fonte: Terra/Pipoca Moderna
Foto: Divulgação