'Desalma' discute relação com a morte em cidade parada no tempo: 'É um encontro de almas'

Compartilhar :  

Postado em: 22 / 10 / 2020 [10:17 am]

 
 
'Desalma' é uma história de relacionamentos muito profundos que chega em um lugar incrível, que é a alma". É assim que Cássia Kis descreve a série que estrela ao lado de Claudia Abreu e Maria Ribeiro.
 
O suspense sobrenatural estreia nesta quinta (22) no Globoplay com dez episódios.
 
O povoado pacato de Brígida é o cenário de fenômenos que assombram a população por décadas e é marcado por rituais de bruxaria que buscam trazer almas de pessoas que não estão mais por aqui.
 
Cássia Kis interpreta a feiticeira Haia, que sofre com a morte repentina da filha no final dos anos 80, primeira fase da série. As consequências dessa perda persistem por quase 30 anos, na outra fase em 2018.
 
"Foi divertido e está sendo divertido fazer esses dois momentos. Eu sou uma mulher de 62 anos com essa cara de 305", brinca a atriz.
 
"É uma história de uma família, de uma mulher com seu marido, ela com sua filha... Depois, o desaparecimento dessa filha e as consequências disso nestes 30 anos esse vácuo, esse buraco que essa mulher foi parar", explica.
 
Floresta e influência ucraniana
"Desalma" se apoia na cultura ucraniana para reproduzir a mitologia, as lendas e as festas, como Ivana Kupalla, uma das principais comemorações do calendário eslavo.
 
"Não para Haia só, mas para a história toda é quase uma ameaça, assusta. É uma festa de tradição ucraniana linda, uma festa de amor, de relações amorosas entre meninas e rapazes e acontece uma tragédia dentro dessa festa", explica Cássia.
 
Outro cenário importante para a série é a floresta. Na série, ela é um local de encontro, celebração e magia.
 
"A floresta de um modo geral esconde histórias. A gente entra em uma floresta e as coisas começam sempre a acontecer os barulhos, as coisas que a gente não conhece", afirma Cássia Kis.
 
"Dentro da floresta, nesse caso, tem gente, tem alma, tem vozes. Ela pulsa porque é floresta, porque está viva, mas pulsa mais e, de outro jeito, porque tem alma", continua. Foi lá que a filha de Haia, personagem de Cássia, morreu em uma celebração da Ivana Kupalla.
 
A provocação sobre a relação humana com a morte é constante na série e aparece também nas histórias de Ignes (Claudia Abreu) e Giovana (Maria Ribeiro).
 
"Desalma' é um drama sobrenatural que fala da nossa relação com a morte e a dificuldade de aceitar as perdas. A partir dessa não aceitação que entra a atmosfera sobrenatural, com a personagem Haia (Cássia Kis), que faz parte de uma linhagem de bruxas ucranianas", explica o diretor artístico Carlos Manga Jr.
 
'Direção sugerida'
Para Manga Jr., representar o universo sobrenatural está mais relacionado ao que não aparece, o que não é dito do que em efeitos especiais, como voos ou paredes atravessadas pelas personagens.
 
"Nós escolhemos a direção sugerida, aquela que não mostra. É uma série que surpreende porque não trabalha nas mensagens diretas e, sim, no subliminar", diz Manga Jr.
 
"Se eu pudesse usar três palavras para definir a atmosfera de ‘Desalma’ seriam densidade, estranheza e rigor. É usar a tecnologia – os efeitos à nossa disposição – para que isso seja invisível".
Escrita por Ana Paula Maia, "Desalma" foi gravada em locações no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, e tem 75% do elenco de jovens atores.
 
Antes da estreia no streaming, a série foi selecionada para exibição no festival de Berlim em fevereiro.
 
Fonte: G1